domingo, 25 de janeiro de 2009

Como usa o media coder?

Mediacoder é um programa que permite a conversão entre vários . É uma ferramenta poderosa. É muito versátil e consegue quase todos os formatos vídeo e áudio existentes. Como não existe muita informação sobre o uso deste programa decidi iniciar um conjunto de guias, também conhecidos por tutoriais, que espero facilitarão o uso desta excepcional ferramenta. Se alguém quiser juntar-se a mim neste projecto é obviamente bem vindo.
A versão usada para este foi a versão 0.6.0 build 3515
A versão 0.6.0 ainda está em desenvolvimento por isso deve ser usada com algum cuidado. A versão que eu testei que me parece mais estável é a 0.6.0pre2

1. Instalação:

A instalação é bastante intuitiva. Apenas é conveniente verificar na janela “chose component” se a opção full está seleccionada.

O Médiacoder abre por defeito em inglês, não existe tradução portuguesa . O tem várias interfaces, a escolha da interface tem a ver com os conhecimentos do utilizador e o tipo de conversão que este pretende fazer. Iremos agora nos concentrar na interface normal e que abre por defeito.

2. Modo normal:

2.1 Botões de ação:


Add …: Permite Seleccionar um ficheiro em particular, todos os ficheiros contidos numa pasta, ou ainda o conteúdo de um suporte externo (add track). No último caso abre uma nova janela onde pode escolher o tipo de suporte externo. No caso de ser um cd audio poderá escolher uma faixa audio/vídeo a sua escolha.Remove: Retirar o(s) ficheiro(s) seleccionado(s) da área de edição
Clear: Limpar todos os ficheiros
Play: Reproduzir ficheiro seleccionado (o tem um leitor incorporado).
Skip: Para a conversão em curso e passar para a seguinte.
Pause: Para temporariamente a transcodificação
Start: Iniciar a conversão. Quando a conversão inicia-se o botão passa para “stop”
Settings: Configurações gerais do

Extensions: Este botão abre janelas de ajuda para conversões com destino a aparelhos externos (Telemóveis, Ipod, leitor DVD, etc.) ou assistente para codificações específicas. Depois de seleccionar o extensão irá abrir outra janela com novas configurações. Esta é sem dúvida umas das funcionalidades mais interessantes deste programa.

2.2 Pasta de saída:

A janela Output Folder permite definir a localização do ficheiro resultante da conversão.

2.3 Janela principal:

Janela principal onde podemos encontrar informação sobre os ficheiros seleccionados para conversão.

2.4 Pârametros de conversão:

Estes separadores permite-lhe escolher os formatos de saída e os seus parâmetros. Os separadores da direita permitem ajustes mais finos

3.Outras interfaces:
Para mudar de interface deve ir as opções:

3.1 Simple:

O modo simples é na verdade dos modos menos simples que o oferece, já que não permite definir os pârametros de codificação com facilidade.

3.2 Expert:

O mode expert é em tudo igual ao modo normal exceptuando a janela onde podemos ver os comandos.

3.3 Skinned:

O mode skinned é um modo onde a usabilidade e estética dominam. Tudo foi feito para facilitar a vida ao utilizador. As escolhas tornam-se intuitivas. Aconselhável para os que gostam de interface simples e intuitivas mas a evitar para quem gosta de controlar o processo de conversão e todos os seus parâmetros.

2 comentários:

  1. eu só queria sabe legenda um video no you tube dah!

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso é melhor usar um editor de FLV; se o arquivo do youtube for esse!

    Um editor que te aconselho é esse! nunca tentei extrai a legenda mas ver se dar!

    http://tudopmp4.blogspot.com/2009/03/moyea-flv-editor-pro-retail-v31140.html

    ResponderExcluir