quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como adaptar uma Bateria de Celular no MP4

Está façanha foi feito pelo o nosso amigo Marcelo, diante mão agradeço por ele ter compartilhado essa maravilha conosco, já que muitos o jogamos forra quando a bateria vicia ou fica gasta.

1 - Esse é um MP4 Suzuki modelo SZ9910A eu adaptei uma bateria de um celular Nokia vou mostrar como fazer desde já, aviso que não me responsabilizo por danos que podem ocorrer por isso siga passo a passo, e por ultimo peço desculpas por não poder fazer algo mais detalhado ok vamos lá então pessoal.

2- Na parte onde se conecta o fone e o cabo USB tem dois parafusos pequenos remova os, cuidado para não os perderem. Obs. o local pode varia com o modelo do MP4.

3 - Em seguida com uma chave de fenda com ponta bem fica ou então o bico de uma faca levante a tela que protege o LCD do aparelho

4 - Em seguida com o dedo empurre o LCD com cuidado para cima e puxe o circuito para fora com cuidado para não danificar o LCD.

5 - Esse é o circuito do aparelho.

6 - A parte onde fica a bateria que muitos dizem ser embutida (A BATERIA É ESSE QUADRADO BRANCO COM UMA PARTE AZUL).


7 - Repare onde estão soldados os fios preto e vermelho o vermelho é (positivo ) e o preto (é negativo)com um soldador remova eles e com isso a bateria.


8 - Essa é a bateria desoldada do aparelho reparem que ela é pequena.

9 - Aqui o aparelho sem a bateria.

10 - Essa é a bateria que irei colocar no aparelho é de um Nokia 2650 a bateria do MP4 é de 3,7 volts e essa bateria também tem a mesma voltagem.

11 - Repare no tamanho diferente das duas baterias, mas a voltagem é a mesma 3,7 volts agora sobre a amperagem é diferente a bateria do MP4 é 3,7 V e capacidade para 180mAh agora a do celular é de 3,7 V e capacidade de600mAh , mas podem ficar tranqüilos que no meu MP4 funciona ou beleza.

12 - Agora reparem nos pólos positivos e negativos da bateria no meio destes dois pólos existe mais um que é o neutro.

13 - Repare os 3 pólos da bateria o da esquerda é negativo o do meio é o neutro e o da direito o positivo.
14 - Para fazer a ligação da bateria na placa do aparelho eu utilizei um fio de fone de ouvido porque ele tem dois fios no seu interior e um deles é isolado por uma tinta.
15 - Reparem um é dourado e o outro é verde esse é o fio isolado agora para tirar esse isolante você queima com um palito de fósforo para garantir queime as duas pontas onde ira soldar na placa do aparelho depois de queimar passe um Bombril para tirar a sujeira que ficou.
16 - Não deu pra tirar a foto enquanto queimava o fio, mas depois que eu queimei e passei Bombril eu cobri os fios com solda.

17 - Bom aqui já mostra os fios soldados na placa para não ter erro solde o fio que tava pintado ou de verde ou vermelho depende solde no ponto onde estava o fio vermelho da bateria original e o outro fio o dourado solde onde estava o fio preto da bateria.

18 - Agora faça um furo para que passe o fio.

19 - Passe o fio com cuidado e ao mesmo tempo coloque a placa no interior do aparelho.

20 - Recomendo que você use um pedaço grande de fio para q possa puxar aos pouco ao colocar a placa de novo no aparelho feito isso corte o fio no tamanho q você acha melhor.
21 - Furo por onde ira passar o fio faça o furo na reta onde ficava a antiga bateria.

22 - Depois solde os fios nos terminais da bateria de celular , como não deu pra tirar uma foto mais detalhada vou explicar o que fiz , eu soldei o fio dourado( o que foi soldado no lugar do fio preto)soldei ele no negativo da bateria e o fio verde ( que foi soldado onde ficava o fio vermelho ) soldei no pólo positivo da bateria ,feito isso, o pólo neutro da bateria no pólo negativo! Para fazer isso é só colocar um pingo de solda entre os dois.

23 - Bateria colocada, ela fica atrás do mp4.

24 - Bateria, e o fio.

25 - Eu coloquei a bateria com cola de silicone porque é fácil de remover.
Agora ligue seu aparelho e faça o teste se funcionar beleza , sobre o carregado pode usar o carregador do MP4 mesmo , vai demorar um pouco pra carregar , mas a bateria vai durar muito mais que a original ( observação na primeira carga fique de olho se a bateria não esquenta muito a primeira hora carregando eu recomendo q fiquem de olho se ela esquentar muito tire da tomada agora se esquentar um pouco q de para suportar com a mão isso é normal.

44 comentários:

  1. AE fera se eu soldar só o fio preto negativo e o vermelho positivo da bateria no meu caso queria trocar a bateria do meu mp5 por uma de nokia será que ele vai carregar normal.
    Obs: queria saber se há o risco da bateria explodir no momento em q eu estiver soldando os fios nela
    Ass: Eliseu

    ResponderExcluir
  2. Sim ela vai caregar, só que leva mais tempo! e você terá que presta atenção pra não esquentar muito! pois não vai vai dar pra confiar no sensor do caregador!

    Quantos aos perigos de explosão, são remotos mais existem, só aconselho a fazer isso em ultimo caso! quando não dar para usar sua bateria! mas se ela tá boa espere até ela fica ruim para não correr o risco de alguma coisa der de errado, e você perca o aparelho.

    ResponderExcluir
  3. ow mano vlw a ideia mas ficou uma bosta na hora de fexar..
    eu corte a parte q sigura a bateria do celular e colei atraz do mp4

    ResponderExcluir
  4. desculpe mas preciso do firmware do mp4 suzuki modelo sz9910a, srá que alguem pod eme enviar por email ou dizer onde baixo? meu email é: paulobiscaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. preciso do firware deste modelo de mp4 igual ao mencionado sabem dizer onde consigo, já procurei por todo lugar e não consigo encontrar se puderem de dizer onde consigo este ou um compatível agradeço muito.

    ResponderExcluir
  6. fiz e aconselho!!!!!, testado e aprovado, me ajudou muito, agora é só festa!!!!! huuuuuruuuuuu

    ResponderExcluir
  7. o meu mp4 suzuki esta comigo ate hoje fas 2 anos e meio que tenjo ele e ta uma maravilha com a bateria de celular

    ResponderExcluir
  8. muito bom verdade cara parabens pelo post,demais, ja fiz uma vez isso sem pesquisar nada era esse mesmo mp4 já tive uns 3 dele estrago, vou comprar xing ling até ter dinheiro para comprar um ipod decente, bom lembrando, quando eu fiz eu tomei um curto queimo minha mao nao lembro pq queimou cheguei até consegui mas nao tinha solda na epoca e colei com isolante, lembrando queimei o dedo nao gostei da dor ficou a marca uns tres dias, hahhaha ai estoro tudo joguei fora, agora tenho outro diferente mas a bateria dura 2 horas ouvindo musica tem que carregar 2 vezes para durar 4 horas chorando, bom fui lá li seu post vi os fios peguei uma bateria de 3,7 hahahha, aff estava sem solda peguei o resto que tinha da bateria antiga mais um pouquinho de plastico e colei e deu certo muito bom vlw, só que e encaixou certinho cheguei até fechar com os parafusos normal, hahahh ficou 10 vlw mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  9. por que meu mp4 só fica ligado quando está no carregador??

    ResponderExcluir
  10. eu achei interessante o uso de um fil de fone de ovido pra mim com o tipo desse fil não prestava, mas mesmo assim é muinto interessante seu poster.
    tem esse video que axei sem que é sobre isso, awe esta o link >> http://www.youtube.com/watch?v=gCZ85anIZGU

    ResponderExcluir
  11. Valeu Luis, também gostei muito até vou aproveita e postar aqui no blog!

    ResponderExcluir
  12. EU QUERIA FAZER ISTO NA MINHA CAMERA DIGITAL ME AJUDE dbarbosaalves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Irnão no seu caso infelizmente não posso ajuadar por falta de conhecimento!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, possuo um mp4 destes o susuki sz9910a e estou sem o firmware. será quye alguém pode me ajudar a encontrar eu puder me enviar eu agradeço.paulobiscaiade.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. eu tenho um MP5, a voltagem dela tbm é de 3,7V. gostaria de saber se eu consigo fazer isso no meu mp5 e saber se ha algum tipo de problema enquato esta usando o aparelho adulterado. Ex: esquenta muito? pode explodir por ficar muito tempo ligado em uso etc. Ah, uma pra galera que estiver lendo; procure fazer com bateria que não vicia......

    ResponderExcluir
  16. o meu mp4 ta com varias litras brancas vc sabe o que é, ele tava pegando normal.

    ResponderExcluir
  17. É o Firmware dele que está começando a dar problema!

    Olhe aqui no Blog o tópico: "Modificando firmware" é so usar a caixa de pesquisa!

    ResponderExcluir
  18. Resposta: Acordeidebomhumor

    Quanto ao uso não tem problema ou perigo! você só deve tomar muito cuidado é na hora de caregar e fiscalizar se ela está esquentando muito! mas quanto ao uso nunca me relataram algum problema; Ao contrario é só felicidade.

    ResponderExcluir
  19. VALEU PELA DICA MAIS TA A MESMA COISA.

    ResponderExcluir
  20. Você modificou o firmware e ficou a mesma coisa?

    Tem certeza que você modificou como está no tópico?

    ResponderExcluir
  21. No dia não tinha pegado mais depois de passar o dia e a noite desligado, hoje de manhã tava pegando.
    Amodificação não era pra ser instantania?

    ResponderExcluir
  22. Sim! no outro dia você refez alguma solda?
    Porque para mim essa noticia foi estranho, mas se tá funciomando ainda bem!

    ResponderExcluir
  23. só depois do test. primeiro eu modifique o firmware ai como não tinha pegado eu tirei a bateria e dexei guardado pra depois ver o que eu ia fazer, depois quando eu fui fazer o ultimo test pra ver se pegava ou não ae ele pego normal.
    foi um negosso da noite pro dia.

    ResponderExcluir
  24. Sei nao mais seria mais facil do geito que eu fiz^^
    Em Ves De Arrancar A Solda Dos FIos Da Bateria antiga eu aranquei a bateria sem arancar os fios da placa!! imendei mais fio neles! e conectei a bateria do meu nokia antigo xD
    MaRa!! Otimo Post
    O FOda e que fica feiu^^ Mais O Importante e Ouvir Aquela Musica xD

    ResponderExcluir
  25. rsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrssr

    É uma solução, para quem não liga da estetica!

    ResponderExcluir
  26. Ola Boa Tarde!
    que informações sobre meu MP4 da DYNACOM MpMovie e queria uma ajuda, eu tenhu uma bateria que somente de eu ligar o LED ele gasta mta bateria,e dura no maximo 1h de musica...video então nem se fala kkkkkkkk
    sera que eu fazendu isto numa bateria da SAMSUMG 3.7 volts sera que vai dar certo?
    o fio que eu conecto, posso pegar de um fone de ouvido meu que esta funcionando 1 lado somente aki?
    vlw e mto obrigado deste ja!

    http://img4.imageshack.us/i/img1rq.jpg/ --> imagem da bateria

    ResponderExcluir
  27. Sim Jacarado!

    O que importa que seja a mesma voltagem, e quanto ao fio certifique-se que ele não está rompido!

    ResponderExcluir
  28. olá amigo, a bateria motorola 920 3,6 v serve? abraço!!!

    ResponderExcluir
  29. O ideal é que seja de 3,7v mas se vc só tiver essa elavai servi!

    ResponderExcluir
  30. valeu, vou tentar fazer aqui, se der certo depois vou postar um comentario ok! obrigado!!!

    ResponderExcluir
  31. sabes tengo un mp4 hyundai y le intento poner una bateria de celular y no prende

    ResponderExcluir
  32. Po minha bateria tm 4 polos como devo liga no mp4

    Vlw...

    ResponderExcluir
  33. Você precisaria descobrir com um multimetro qual é o polo positivo, já que os outros são negativos!

    ResponderExcluir
  34. dei uma lida nesse processo ae e vi o video q colocaram ae acima e deu tudo certo..
    Primeiro meu mp4 é um dynacom (daqueles quadradinhos). Abri e fiz um furo na tampa de tras prox a port usb. ñ troquei o fio, apenas cortei ele na bateria e manti o do mp4... depois foi so pingar solda nos polos da batera, soldar os fios e colar
    antigamente ñ tava nem aguentando uma hora de musica, agora são 3 dias numa bateria de 650mh. carrega em 2 hr certinho e ñ esquenta
    Recomendo a quem quiser fazer é mt bom
    vlw ae

    ResponderExcluir
  35. Campeão , a bateria que eu tenho aqui é de um Motorola. ela tem 4 polos continuo fazendo como vc fez ligando só um polo como positivo e 2 com negativo e 1 fica desligado ou ligo 2 polos positivos e 2 negativos?

    ResponderExcluir
  36. Tenho um player mp4 grande/antigo.
    Na bateria original dele mede 6 x 5 cm e está escrito 3,7 V(+1),posso trocar por uma bateria do Samsung Galaxy SIII?

    ResponderExcluir
  37. Prezado Marcelo o importante não é o tamanho da bateria! mais saber se a voltagem da bateria do Sansung Galaxy SIII é a mesma de sua antiga bateria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, acho que respondi como um novo tópico agora a pouco. A bateria do Samsung Galaxy SIII é de 3,8 volts e 2100 Mah. Minha dúvida é sobre esse 0,1 volt a mais, a diferença é ínfima.
      Será que meu Mp4 funcionará?

      Excluir
  38. Respostas
    1. Funciona, sim! Não houve qualquer problema. Ontem o MP4/MP5 ficou horas ligado e o sinal de bateria encontra-se completo.
      Recomendo a troca!

      Excluir
  39. Valeu Marcelo por compartilha o sucesso!

    ResponderExcluir
  40. fiz isso agora o MP4 dura três dias ligado.

    só que para carregar demora muito uns dois dias.

    ResponderExcluir