quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Por que para muitos o Android 'fica lento' com o passar do tempo?

Se você usa um smartphone com o Android, possivelmente já deve ter passado por situações em que o aparelho se mostrou mais lento do que o normal. Isso pode ser em uma navegação na internet, na execução de um game ou mesmo na visualização de documentos armazenados na memória interna. Mas por que isso acontece nos aparelhos — mesmo aqueles com hardware de alto desempenho?

Há vários motivos que levam a essa perda de desempenho, sendo que os principais estão diretamente ligados à própria utilização. Hoje, reunimos as principais razões pelas quais o Android fica mais lento com o passar do tempo. Confira tudo isso agora mesmo e descubra que há formas bem simples de fazer com que o dispositivo volte a funcionar da maneira que você espera.
Acúmulo de lixo digital

Imagine a sua mochila no dia em que você a comprou. As primeiras organizações foram bem realizadas, não é mesmo? Você conseguia deixar os livros e cadernos alinhados, o estojo de canetas sempre no lugar correto e cada bolso tinha uma função bem definida. Com isso, você sabia exatamente onde estava cada item e podia encontrar o que quisesse em poucos segundos.



Depois de algum tempo, você certamente já colocou vários outros itens na mochila — casaco, escova de dentes, celular, fone de ouvido, sacola de compras e chaves de casa, por exemplo. Com a bagunça, você já não consegue encontrar o que precisa tão rapidamente, pois é preciso revirar tudo até localizar o material desejado, não é mesmo? Dentro do seu smartphone acontece a mesma coisa — com as devidas proporções, é claro.

Por isso, quando você possui muitos aplicativos instalados, arquivos perdidos e cookies atrapalhando o sistema, o seu processador demora mais para encontrar os dados necessários para as ações que você ordena. Ou seja: excluir apps e documentos que estão sem uso no seu aparelho pode ser uma excelente pedida.
Processos em segundo plano

Durante a utilização do smartphone, é bem comum que você abra diversos aplicativos para as mais diversas tarefas. Certamente você faz isso mais de uma vez, certo? Apesar de você não estar com todos carregados a todo tempo, muitos dos processos que são iniciados com os apps permanecem carregados e ocupando memória no smartphone. Como você já sabe, isso gera lentidões.


Descobrir quais são os softwares que estão causando isso é bem simples. Acesse “Configurações” e, em seguida, procure por “Aplicativos” e “Em Execução”. Lá, você poderá verificar quantos e quais são os programas rodando no background. Tendo essas informações, você saberá o que pode ser excluído do aparelho para um ganho de performance.

Na mesma janela, também é possível interromper processos rapidamente. Tudo o que você precisa fazer para isso é tocar sobre os aplicativos desejados e, então, pressionar a opção “Parar”.
Cache muito carregado

Este ponto afeta principalmente os usuários que costumam navegar muito na internet — seja em navegadores ou mesmo nos apps de redes sociais. Para agilizar a navegação, esses aplicativos salvam algumas informações em arquivos temporários, garantindo que em um acesso posterior elas sejam carregadas de forma mais rápida. O problema é que depois de um tempo isso acaba acumulando arquivos demais, pesando no sistema.


Felizmente, resolver esse problema é realmente muito simples. Para isso, acesse “Configurações” e, em seguida, “Armazenamento”. Localize a opção “Dados em cache” e toque sobre ela, pressionando “OK” em seguida para confirmar a exclusão dos arquivos.

Você também pode fazer isso em apps individuais. Essa ação pode ser feita emConfigurações > Aplicativos. Na janela aberta, escolha os apps que estão mais carregados e clique sobre eles, selecionando a opção “Limpar cache” logo em seguida.
Efeitos desnecessários

Por mais que wallpapers animados, lauchers com efeitos e alegorias gráficas façam com que o seu smartphone fique muito mais bonito, esse tipo de incremento pode pesar bastante na memória e no processamento — principalmente nos smartphones que possuem hardware um pouco menos avançado. Ou seja: é melhor manter o seu celular mais “puro” para que o desempenho não seja afetado.
Situações extremas: é hora de “formatar”

Por causa das constantes modificações pelas quais o Android é submetido, há muitos momentos em que ele pode passar por pequenas corrupções — e isso pode causar grandes problemas em longo prazo. A consequência mais conhecida está na lentidão sentida pelos usuários ou em apps que apresentam funcionamento com erros.


Por essa razão, há alguns momentos em que apenas a limpeza do disco não é suficiente e torna-se necessário fazer um hard reset no seu celular. Além de restaurar os elos do sistema operacional, você também eliminará rastros e dados desnecessários, que podem estar pesando no processamento e na memória do aparelho.
E como fazer o hard reset?

Se você vai fazer a formatação diretamente pelo sistema operacional, tudo o que precisará fazer é seguir poucos passos no seu aparelho. Acesse a janela de configurações e então procure por “Fazer Backup e Redefinir”. Após isso, clique sobre “Restaurar dados de fábrica” e confirme a ação. Em poucos instantes, o processo será iniciado e logo você terá o seu smartphone com tudo zerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário