quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Facebook: veja se você está sendo rastreado e saiba como acabar com isso


Você usa o Facebook para conversar com os seus amigos, compartilhar informações e postar algumas coisas que acontecem com a sua vida, não? Se você não estiver nesta categoria em que 90% dos usuários da rede se encontram, não há problemas. Apenas saiba que todos vocês são rastreados. Isso mesmo: além da própria empresa de Zuckerberg, várias outras companhias e apps acabam rastreando as suas pegadas digitais. Os motivos? Dinheiro e uma "experiência mais customizada".

Talvez você não se lembre — ou não tenha lido —, mas, ao se registrar no Facebook, você deu cartão verde para tudo isso acontecer. A maioria dos apps não pega informações como número celular e local de trabalho. Porém, todos os seus hábitos e páginas visitadas são contabilizados.

Há duas maneiras de lutar contra isso:

Seja radical e saia do Facebook
Bloqueie e exclua os apps que te rastreiam


Se você escolheu sair do Facebook, não vamos falar que foi uma má escolha. Contudo, se você pretende continuar na rede social, siga este tutorial logo abaixo para ser uma pessoa mais livre.


Primeiro passo


Clique na seta apontando para baixo. Ela fica no canto superior direito da tela. Escolha "Configurações".

Segundo passo


Na tela de configurações, vá até a barra de definições e escolha "Anúncios" (ou "Ads") logo abaixo de "Aplicativos".

Terceiro passo


No tópico "Sites de terceiros", vá até o lado direito, ao lado do texto. Clique no botão "Editar", como indicado na imagem.

Quarto passo


Uma caixa vai ser aberta. Provavelmente ela esteja marcada com "Apenas meus amigos". Mude para "Ninguém". Salve a configuração.

Quinto passo


Agora "Editar" em "Anúncios e amigos". Ele vai mostrar um exemplo de como os apps e propagandas usam o seu nome. Escolha "Ninguém" novamente.

Pronto. Agora você está impedindo que o Facebook use o seu nome em propagandas. Vamos ao outro passo, sobre como bloquear os aplicativos de terceiros que usarem as suas informações.

Sexto passo


Vá até o símbolo de cadeado, no canto superior direito da tela. Clique e escolha "Veja mais configurações" no final do submenu que deve se abrir.

Sétimo passo


Na barra de definições lateral, escolha "Aplicativos". Isso vai permitir que você altere as configurações dos apps de terceiros.

Oitavo passo


Uma lista com vários apps pareados na sua conta vai ser aberta. Clique em "Mostrar todos".

Décimo passo


Você vai ver algo como a imagem acima. Quantos desses apps você realmente usa? Entendeu agora? Além disso, todos estão rastreando os seus passos digitais.

Décimo primeiro passo



Pegamos o app UStart como exemplo. Clicando no aplicativo, você pode ver tudo o que ele rastreia da sua conta. No caso, ele simplesmente pega todas as minhas mensagens, endereço de email, solicitações de amizade, eventos, curtidas etc. Todos os apps que você tem nessa lista pegam alguma informação.

Você pode clicar nos checks azuis para cancelar algum dado enviado. Ou partir para a maneira mais brusca, como você vê no próximo passo.

Décimo segundo passo


Saia limando tudo. Veja o que você não usa e delete. Clique no "X" de cada aplicativo e depois em "Remover".

Essa atitude pode parecer drástica, mas é a melhor maneira de não deixar que apps de terceiros peguem os seus dados — ou não se registrar no Facebook, o que pode ser mais drástico ainda.

Calma, amigo! Ainda não acabou: são só mais dois passos. Basta rolar a página para baixo para encontrar estas outras definições.

Décimo terceiro passo


Ative a opção de jogar anonimamente — assim você não enche o saco de ninguém.

Décimo quarto passo


Em "Aplicativos que outras pessoas usam", você vai ver todas as suas informações que você permite que os outros vejam. Selecione as que deseja ou desmarque tudo e salve.

Pronto! Melhor do que isso, só largando o Facebook.

FONTE(S) Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário