domingo, 28 de julho de 2013

Chromecast: o que o pessoal está achando do novo brinquedinho do Google?


Durante uma conferência de imprensa realizada pelo Google em São Francisco na última quarta-feira (24), a empresa apresentou o chamado Chromecast – um pequeno aparelho que promete revolucionar o segmento de entretenimento doméstico.
O gadget, que se parece com um pen drive comum, se conecta diretamente na porta HDMI de uma televisão e a transforma em uma Smart TV. E o melhor de tudo é que ele custa apenas US$ 35. Por meio de uma rede Wi-Fi ele consegue se conectar a computadores, tablets e smartphones para reproduzir na TV conteúdos de sites como YouTube, Google Play ou Netflix com alta resolução. Vale ressaltar que ele é compatível com dispositivos Android, iOS, Windows e OS X.

Alguns sites norte-americanos já tiveram a sorte de colocar as mãos no Chromecast e relataram suas experiências com o pequeno aparelho do Google. Larry Magid, colaborador da Forbes, está entre eles. Magid conta que o dispositivo vem acompanhado de um cabo extensor, um cabo micro-USB e um adaptador de tomada – o dispositivo não possui bateria em seu interior. Michael Gorman, do Engadget, acrescenta que o dispositivo é feito de plástico e opera em uma freqüência de 2.4GHz.



Magid destacou ainda a facilidade em configurar o aparelho: basta ligá-lo, ligar a TV e seguir as instruções para que a configuração termine em pouco mais de um minuto. Em relação aos vídeos do Netflix e do YouTube, parece que o dispositivo fez o seu serviço e os transferiu com qualidade para a TV diretamente do seu iPhone e também de um tablet Android. Porém, em uma tentativa de navegar no Google Chrome utilizando o aplicativo em um Mac, o resultado ficou abaixo do esperado. O jornalista conta que conseguiu navegar na web com um pouco de lag, e que foi capaz de acessar sua conta no Gmail, mas a resolução da tela ficou fora de foco e pouco legível.

Em suma, Magid diz que o Chromecast fez um excelente trabalho ao apresentar vídeos do Netflix e YouTube – que, na verdade, são os fins anunciados para o dispositivo. "Por US$ 35, o Chromecast é certamente a maneira mais barata de obter conteúdo da Internet na sua TV", disse.

O jornalista do Engadget acrescenta que, na prática, o ato de enviar vídeos de um smartphone usando o aplicativo do YouTube ou do Netflix é bem simples, e "qualquer pessoa familiarizada com a mecânica de envio de vídeos do YouTube para a TV se sentirá em casa". "O Chromecast funciona como anunciado, e estamos ansiosos para ver novos parceiros de conteúdo usando o serviço", completou. Confira mais imagens do Chromecast em nossa galeria.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/google/chromecast/#ixzz2aOPX1dnD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário