terça-feira, 30 de julho de 2013

Por que a função "Multi-Usuário" está habilitada apenas em Tablets?


E a Google apresentou a segunda geração do Nexus 7, na quarta-feira passada, trazendo a função multi-usuários com mais recursos para a versão Android Jelly Bean 4.3. Como aterrissei hoje no AndroidPIT, depois de três semanas de férias, ainda não tive a chance de manifestar a minha opinião, mas lá vai: pequena, necessária, mas só aumenta a expectativa para uma verdadeira (e esperada) melhoria do OS da Google com o Android Key Lime Pie. Na semana passada, Dan Morrill, engenheiro da Google, respondeu uma questão que vem sendo levantada desde o lançamento da versão Android 4.2.

As possibilidades de multi-usuários foram ampliadas no Android 4.3 para incluir opções de restrição a perfis. O que deve ter vindo como uma boa nova para quem não quer compartilhar informações como número do cartão de crédito, por exemplo. De tanto bater nesta tecla - ou talvez por não se ter muito a falar - muitos usuários se perguntaram os motivos pelos quais este recurso não está disponível também para Smartphone Android. Para mim parece claro: você divide seu Smartphone? Dan Morrill escreveu na plataforma reddit:

... não é de todo claro como ele deve funcionar em um telefone, especificamente no que diz respeito às chamadas e SMS. Suponha que você tenha o compartilhamento de dispositivos habilitado e, em seguida, recebe uma chamada. Quem recebe? Você troca o perfil do usuário atual? Somente o proprietário do smartphone recebe? Se somente o proprietário pode responder, não existe ligações para o segundo usuário? É pior para o usuário atual um telefone tocando e ele não podendo atender, ou pior para o pai perder um telefonema de seu chefe porque o Júnior estava jogando Angry Birds?
O engenheiro ainda citou uma pesquisa como razão principal do Google para deixar multi-usuário fora desta atualização da Jelly Bean. Aparentemente, os usuários respondem negativamente à ideia de compartilhamento de telefones, o que não acontece com tablets. Apesar deste manifesto, Morrill diz que o time de desenvolvedores da Google pode revisitar a ideia de multi-usuário para telefones móveis, mesmo que só para casos de uso muito específicos:

Teria sentido algo como um modo de bloqueio, para que o Júnior possa jogar Angry Birds com suas próprias pontuações.

Além disso, o engenheiro deixou claro que a opção de compartilhamento que existe atualmente em tablets é suscetível de ativação no AOSP. Enquanto isso, os usuários avançados podem tentar Mods ou ROMs personalizados, e não existe impeditivo para que as fabricantes ativem o recurso em seu software personalizado.

Durante as últimas três semanas, percebi ainda mais a importância deste recurso, visto que muitas pessoas usavam meu tablet com certa frequência, já que era um dos únicos gadgets disponíveis entre meus familiares. O fato de alguém poder acessar a minha conta de e-mail ou mesmo baixar um app na Play Store sem motivo, me deixava incomodada. Entretanto, meu smartphone é algo muito pessoal para "dividir" com uma segunda ou terceira pessoa, por isso, não sinto necessidade de utilizar o recurso multi-usuário nele. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário