segunda-feira, 20 de julho de 2015

Além do armazenamento: conheça funções ‘pouco conhecidas’ do USB.

A porta USB, normalmente utilizado para a troca de dados entre dispositivos de armazenamento, ou para carregar celulares e tablets, esconde uma variedade de funções. Prático, portátil e comum, selecionamos uma lista de funções "ocultas" e acessíveis ao grande público. Confira:

Confira todos os "segredos" do cabo USB (Foto: Divulgação/Kickstarter)


Adaptador USB Bluetooth:

Na internet e em várias lojas físicas, é fácil encontrar um adaptador USB Bluetooth. Ele é um acessório pequeno e tem por objetivo realizar a comunicação por meio do protocolo de rede Bluetooth entre dois dispositivos. Além disso, ele pode ser pareado com mouses e teclados sem fio. Basta plugar o adaptador na porta USB de seu PC e a ação será realizada via Bluetooth.

Adaptador USB Bluetooth (Foto: Divulgação/Belkin) 



Adaptador Wireless:


Além de criar redes Bluetooth, o USB pode ser usado também para criar redes Wi-Fi. Com o adaptador wireless USB, é possível criar uma rede sem fio para usar no notebook e no celular.

Adaptador Wireless USB (Foto: Divulgação/Philco) 


Para usá-lo, basta conecta este adaptador, que geralmente vem com uma antena, na porta USB de seu PC e, daí, faz as configurações necessárias para que ele pegue o sinal de internet que vai para o seu computador e o transforme em um sinal wireless. A partir daí, é só conectar o seu notebook ou smartphone à nova rede Wi-Fi que foi criada.


Placa de rede USB:

Adaptador USB-Ethernet (Foto: Divulgação/Ukimix) 

Suponhamos que a placa de rede seu computador queimou e você não disponha de uma placa de rede nova. Como fazer para conectar o PC à internet? Uma placa de rede USB pode ser a solução.

Esse acessório é muito útil, pois, ao ser conectado a uma porta USB de sua máquina, a transforma em porta Ethernet, onde você pode conectar qualquer cabo RJ45 que esteja ligado a um modem ou roteador com acesso à internet. Assim, você restabelece o acesso do seu desktop à internet, sem ter o trabalho de comprar uma nova placa de rede, abrir o gabinete de sua máquina e instalar o novo componente.


Bloqueio de computador:

É possível usar um pendrive para bloquear o seu PC (Foto: Divulgação/SanDisk)

Por meio de uma porta USB e um pendrive, é possível bloquear o seu computador para que só você tenha acesso a ele. Por meio de um software dedicado a isso, é possível configurar um pendrive como chave de acesso ao seu PC.


No momento em que você retira o pendrive, a máquina é automaticamente bloqueada. O melhor é que o Gerenciador de Tarefas do Windows também é bloqueado, impedindo que alguém consiga fechar o processo ligado ao software que executa o bloqueio. Quando precisar usar o computador novamente, basta conectar o pendrive à porta USB e pronto, ele será desbloqueado.


Dispositivo de boot:

YUMI é um dos programas que tornam seu pendrive bootável (Foto: Divulgação/YUMI) 

É possível ainda formatar um computador usando a porta USB. O método tradicional exige uma mídia, como um DVD, e um drive óptico. Porém, como reinstalar o sistema de um ultrabook, que geralmente não possui leitor de CD/DVD? Por meio de um pendrive bootável ligado à porta USB.

Você configura um pendrive com um sistema operacional, podendo ser Windows, Linux e até mesmo Mac OS X, de forma que ele se torne bootável. Daí, ao conectar o pendrive no computador desligado e então religá-lo, o processo de boot se iniciará pelo pendrive. Assim, você poderá formatar a máquina sem usar nenhuma mídia óptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário