quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Galaxy Note 8.0: um tablet com Android difícil de ser superado

Samsung Galaxy Note 8.0 visto de frente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O Galaxy Note 8.0 é um tablet que engana pela aparência. Como tem tela de dimensões medianas (em meio a onda de displays gigantes) e visual padrão da Samsung, parece ser apenas mais um entre as dezenas de gadgets nas prateleiras. Porém, o usuário que aposta na compra do aparelho se surpreende muito positivamente. Além de ser um dispositivo com ótimas funcionalidades, ainda traz um funcionamento fluido e agradável, além de uma caneta integrada. Confira todos os prós e contras do Tablet da Samsung.

Design:

A aparência dos modelos atuais da Samsung não são um destaque: aparelhos concorrentes do Note 8.0, principalmente o Nexus 7, os modelos da Asus e o iPad mini, são muito mais bonitos e originais. A sul-coreana insiste em colocar praticamente o mesmo visual em todos os seus produtos lançados no mesmo ano, deixando toda a linha com uma cara idêntica e sem novidades. Logo, como não vamos considerar a questão do gosto, é possível dizer pelo menos que original o Galaxy Note 8.0 não é.
Ainda assim, o acabamento do aparelho é bem feito. Tem o ponto negativo de trazer uma traseira de plástico - também padrão nos produtos Samsung -, mas no geral o aparelho é muito compacto, prático e confortável. Com poucos botões e sem grandes enfeites, o tablet é leve (338 g) e tem boa pegada. Sua caneta S Pen, que se encaixa na parte inferior do aparelho, também casa harmoniosamente com o design do produto.

No entanto, a caneta tem o mesmo problema de design do foblet Galaxy Note 2 e do Tablet Galaxy Note 10.1, ambos da mesma fabricante: por ter uma aparência interessante, retorcida e cheia de detalhes, ela perde um pouco na questão da praticidade. Isso porque o acessório só se encaixa no aparelho em uma única posição, que não é tão intuitiva de encontrar. Assim, aquela retirada e recolocação rápida da canetinha pode levar uns segundos mais do que deveria.

S Pen do Samsung Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Desempenho:

Os Tablets com Android costumam ser muito comparados com o iPad, já que o aparelho da Apple tem um funcionamento que poucos modelos de tela grande conseguem alcançar. A Samsung, que costuma colocar dezenas de atrativos extras em seus aparelhos, sofre um pouco com a questão da performance: muitas vezes os aparelhos da empresa, mesmo com especificações espetaculares, acabam não sendo tão fluidos quanto se espera olhando as configurações. O tablet Galaxy Note 10.1, mesmo sendo um modelo muito caprichado, passa por este problema, por exemplo.

Eis, então, que o pequeno Note 8.0 surpreende no quesito. O aparelho, que conta com praticamente as mesmas funções especiais do Note 10.1, além de algumas do Galaxy S4, roda com uma leveza raramente vista em um tablet. Mesmo rodando jogos pesados, vídeos e aplicativos dos mais variados - algumas vezes dois deles na mesma tela, graças à função multi-janelas -, o tablet não deu qualquer engasgo ou sinal de que estava sobrecarregado.

Traseira do Samsung Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Considerando que o modelo possui um processador Cortex-A9 quad-core de 1,6 GHz, 2 GB de memória RAM e espaço interno de 16 ou 32 GB, expansível por microSD de até 64 GB - ou, em outras palavras, configurações extremamente avançadas -, já era de se esperar que fosse um aparelho com grande destaque no desempenho. Porém, já foram vistos muitos casos em que os números não foram compatíveis com a prática. Assim, é importante frisar: o Note 8.0 cumpre bem o que se espera, mesmo vindo cheio de funções extras e modificações no sistema pela fabricante.

Aliás, a caneta S Pen, um dos destaques do modelo, também tem desempenho muito bom, com respostas muito rápidas tanto para quem navega pelo sistema do tablet utilizando-a, como sendo utilizada propriamente para escrever à mão livre e para desenhar. Ela possui diferentes reconhecimentos de pressão, que garantem maiores possibilidades para o usuário, e funciona muito bem.

Samsung Galaxy Note 8.0 visto de frente (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Tela:

A tela do Note 8.0 também é bem elogiável. Com boa definição (800 x 1280 pixels), bem iluminada e com toque totalmente responsível tanto com o dedo quanto com a caneta S Pen, é um quesito difícil de se botar defeito. Não chega a ser impressionante como a tela Retina do iPad 4, e nem tão bonita quanto a do Nexus 7, mas com certeza está longe de ser um ponto fraco do aparelho.
ainda indeciso? veja outros reviews

Funcionalidades:

Assim como já aconteceu com o tablet Note 10.1, a Samsung caprichou nas funções do modelo de 8 polegadas. A começar pela presença da caneta S Pen, que é talvez o grande destaque do tablet: ao tirar a canetinha da parte inferior do aparelho, imediatamente uma janela se abre na tela com diversas opções de uso do acessório, incluindo bloco de notas, papel em branco para desenhos, espaço para criação de cartões, entre outros.

Além disso, o programa S Note, com várias funções para uso da caneta, é capaz de reconhecer um texto escrito à mão livre e transformá-lo em texto corrido, além de converter formas geométricas imperfeitas em quadrados, círculos, triângulos e setas perfeitos. Outro destaque é o reconhecimento de expressões matemáticas escritas com a mão, que aparece na tela em forma de texto corrido e ainda são resolvidas pelo próprio aparelho.

Botões laterais do Samsung Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outro uso interessante da caneta é a realização de recortes na tela, salvos como se fossem capturas de tela. O usuário só precisa pressionar o botão presente no centro da canetinha e "cortar" a tela no formato que quiser. É possível, por exemplo, selecionar uma única pessoa em uma foto que aparece no display, e salvar o recorte imediatamente no seu álbum - podendo depois utilizar a imagem cortada para fazer montagens e artes com a S Pen. Para quem tem preguiça de copiar textos, esta função de recorte também é bem útil.

Ainda em matéria de recursos, um que já está ficando popular entre os aparelhos da Samsung mas ainda merece elogios é o multi-janelas. Com a função, passa a ser possível abrir dois programas simultanemente na tela - que é dividida em duas, com um programa em cada metade. O multi-janelas é excelente para quem gosta de ver vídeos e conferir as redes sociais ao mesmo tempo, ou quer consultar a internet enquanto realiza alguma atividade, dando exemplos.

Aplicativo S Note do Samsung Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Mais um recurso especial da Samsung presente no Note 8.0 - este importado do smartphone Galaxy S4 - é o reconhecimento dos olhos do usuário pela câmera frontal do tablet. As funções Smart Scroll - de rolamento da janela durante uma leitura quando os olhos do usuário chegam ao fim da tela - e Smart Stay - que deixa o display ligado enquanto se olha para ele - trazem um atrativo a mais ao modelo.

É importante também destacar que o aparelho tem versões com 3G e 4G. Com isso, o Note 8.0 ganha ainda mais possibilidades, como a capacidade de fazer ligações, enviar SMSs e usar o WhatsApp, além da chance de navegação pela Internet em alta velocidade de qualquer lugar.

Sistema operacional

O Note 8.0 traz o Android 4.1.2 Jelly Bean já instalado. Apesar de não ter recebido atualização para a versão 4.2 ainda, é bem possível que o aparelho ganhe o update no futuro. Ainda assim, a plataforma presente é muito completa, com bom desempenho e com os vários recursos do Google, como o assistente pessoal Now, por exemplo.
A interface do sistema é a criticada TouchWiz, própria da Samsung, que deixa os ícones e a arrumação um pouco coloridos e infantis demais. No entanto, não é nada que atrapalhe o uso do aparelho.

Saídas de áudio e entrada microUSB do Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Bateria

Mesmo com uma boa bateria de 4.700 mAh, o Galaxy Note 8.0 tem uma autonomia apenas razoável. O aparelho, nos testes, aguentou ficar ligado por 7 horas direto, em média, alternando entre uso de jogos, de redes sociais, de vídeos e stand-by - simulado um uso padrão do dia a dia. Porém, com uso mais frequente de vídeos ou de jogos, a capacidade da bateria cai drasticamente, com uma média que faria o tablet durar, no máximo, de 2 a 3 horas.

Ainda assim, é um desempenho energético bem razoável para um tablet, se for levado em conta que o aparelho não precisa ficar ligado ou sendo utilizado com tanta frequência como um smartphone. Para os que desejam passar muito tempo no aparelho - até porque o produto tem uma versão com 3G e outra com 4G, que fazem ligações -, é bom se preparar para carregar o gadget de duas a três vezes por dia.

S Pen encaixada no Samsung Galaxy Note 8.0 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Câmera

Se o usuário for considerar que a câmera não é lá o item mais buscado em um tablet, pode compreender perfeitamente o fato do Note 8.0 fazer fotos somente razoáveis. Em ambientes pouco iluminados, a câmera principal do aparelho, com 5 megapixels e sem flash, entrega fotos com exagero nas granulações, além de pouca definição e cores ruins. Em lugares com mais luz, a foto melhora bastante, mas ainda assim não chega a ser suficiente para qualquer ação além de postar no Facebook ou Instagram - ainda assim, sem muita qualidade.

Para compensar a câmera limitada, porém, a Samsung adicionou diversos atalhos e funções bem úteis para melhorar um pouco as imagens e tornar o uso da câmera mais fácil. Além de efeitos básicos, como sépia, negativo e desenho, o app da câmera possibilita ajustar diversas configurações da foto e fazer imagens panorâmicas, além de aceitar comandos de voz para disparar (quando o usuário diz "xis", a câmera tira foto sozinha).

O aparelho ainda conta com uma câmera frontal de 1,3 megapixels que é ideal para videoconferências. As imagens também não são destacáveis, mas já são bem superiores que muitas webcams encontradas em notebooks e desktops.

S Pen dá ao usuário do Samsung Galaxy Note 8.0 precisão na escrita (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Custo-benefício

O Samsung Galaxy Note 8.0 é vendido no mercado brasileiro em média por R$ 1.200 na versão sem 3G, embora possa ser encontrado por menos em promoções pela Internet. Apesar de parecer um preço alto para um tablet de 8 polegadas, se forem consideradas todas as funções do aparelho, o preço compensa bastante. O Nexus 7, por exemplo, é encontrado no Brasil por valores próximos de R$ 1,1 mil, mas não tem a metade dos recursos do Note 8 - embora também tenha ótimas especificações e desempenho exemplar.

Outra comparação que se pode fazer é em relação ao tablet Galaxy Note 10.1, também da Samsung. O modelo custa, em média, R$ 1,5 mil, mas só vence o irmão menor pelo tamanho da tela, visto que seu desempenho não se compara ao modelo de 8 polegadas.

Assim, para quem busca um tablet Android completo, com funcionalidades muito interessantes, caneta integrada e desempenho excelente, o Note 8 vale cada centavo. Porém, é bom se ter em mente que o alto valor pago é relacionado a um tablet com tela de 8 polegadas, que não é tão ideal para quem gosta de ler e ver filmes no aparelho, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário