quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Qual smartphone tem a melhor câmera? Comparamos os tops

A câmera é uma das características mais importantes entre os smartphone vendidos atualmente. A praticidade os novos telefones oferecem para fotografar com rapidez e boa qualidade, e a vantagem de já estarem conectados para compartilhar nas redes sociais, são diferenciais que ainda nenhuma câmera consegue suprir com eficiência. Por isso, pegando carona no dia mundial da fotografia, o TechTudo listou os tops de linha do mercado que oferecem a melhor experiência fotográfica - e que valem o investimento aos aficionados. Confira!

- Lumia 1020:

A tecnologia de câmera PureView, da Nokia, é considerada uma das melhores dentre as disponíveis aos consumidores. O atual carro-chefe desta tecnologia é o top de linha Lumia 1020, maior lançamento da fabricante neste ano. Este smartphone tem a melhor qualidade de imagem dentre os concorrentes, com um sensor de 41 megapixels capaz de clica imagens enormes e com alto nível de detalhamento, dispensando o uso do zoom ótico.
Zoom do Lumia (direita) é muito melhor do que da concorrência (Foto: Reprodução/CIO)

Sua captura fornece ótimas fotos, com cores realistas e boa nitidez. Além disso, o smartphone possui aplicativos pré-instalados que complementam a funcionalidade da câmera, com controles avançados de abertura do diafragma, velocidade do obturador e controle de ISO, além de fotos com efeitos diversos, como as sequenciais de alta velocidade.

- HTC One:

Smartphone que deu início ao uso da tecnologia de "ultrapixels" nas câmeras de celulares. Considerado um dos melhores do mercado, ele possui um sensor de apenas 4 MP, mas com um funcionamento diferenciado em sua captura de luz. Nele, quanto maiores forem os pixels, maior será a capacidade de capturar.

HTC One fotografa muito melhor no escuro (Foto: Reprodução/TechRadar)

O modelo tem abertura de F/2.0, autofoco e recursos avançados, como cenas personalizadas, HDR, panorâmica e controle de ISO. A velocidade para fotografar também é enorme, e em termos de qualidade de imagem, o nível de detalhe conseguido nas fotografias é um diferencial. O esquema de cores é mais “claro” e menos vivo que o normal.

- iPhone 5:

A câmera do iPhone 5 é a melhor já feita pela Apple, mas deixa a desejar se comparada aos modelos tops atuais da concorrência. Em termos de qualidade, seu sensor de 8 megapixels faz bem seu trabalho, mas o smartphone carece de recursos nativos e avançados, como os outros. Por padrão, o iPhone só é capaz de fazer fotos Panorâmicas e com HDR.
iPhone 5 tem boas fotos (esq) e funcionamento simples (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Para quem busca simplicidade, no entanto, o iPhone é a melhor opção: ele possui um ótimo foco automático, que também pode ser controlado com um toque na tela. A câmera, além disso, só dispara quando a imagem estiver bem focada, e não é necessário qualquer configuração para usá-la. Já o flash é razoável: melhor que o dos iPhones anteriores, porém não é suficiente para oferecer a mesma qualidade em ambientes com pouca iluminação, como o Lumia 1020 e o HTC One podem oferecer.

- Galaxy S4:

Seguindo os moldes do S3, o Samsung Galaxy S4 possui uma câmera sólida. Seu sensor de 13 megapixels possui uma enorme variedade de modos, com filtros, panorâmicas, cenas e configurações avançadas, como controle de exposição à luz. Este smartphone é uma opção interessante, especialmente se considerar que ele é um dos aparelhos mais avançados do mercado.

S4 tem muitos recursos diferenciados de foto (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Especialmente neste modelo, a Samsung começou a criar ferramentas exclusivas com foco em fotografia, como o álbum de fotos inteligente e recursos como o envio de imagens com som. Outras ferramentas, como o Drama Shot, com múltiplas fotos em um fundo só, e o Eraser, que permite apagar elementos da foto, também são atrativos já inclusos neste telefone. Seu modo noturno funciona bem, mas não chega perto dos primeiros modelos desta lista. No geral, entretanto, o S4 está entre as câmeras "tops" do mercado de smartphones.

- Galaxy S4 Zoom:

Se a câmera do Galaxy S4 já está entre as melhores do mercado, o que dizer do S4 Zoom, versão "alternativa" do top com foco na fotografia? Sendo uma opção ainda melhor, este poderoso smartphone possui um sensor de 16 megapixels com zoom óptico de até 10x. A lente diferenciada e seu deisgn fazem com que, inclusive, ele se pareça com uma câmera portátil.

Qualidade de foto com o S4 Zoom é incrível (Foto: Reprodução/Laptop Mag)

Em termos de qualidade de imagem, o "cameraphone" da Samsung não deixa a desejar: tem fotos bastante nítidas e com ótima saturação de cor. Um diferencial é o seu anel externo, semelhante ao de câmeras semi profissionais, que facilita a navegação entre funções. Por rodar Android, além disso, ele possui uma série de apps embutidos para diversos tipos de foto, como o modo inteligente, fotos em macro, e ajustes e efeitos diversos. É o mais completo da categoria e disputa neste mercado no mesmo nível do Lumia 1020.

- Sony Xperia Z:

As câmeras da Sony estão entre as melhores do mercado, mas o sensor que equipa o Xperia Z não parece ser o melhor da fabricante. Capaz de fotografar a 13.1 megapixels (4128 x 3096 pixels), ela possui um flash fraco. Apesar das imagens aparecerem muito bem no display na hora da captura, a qualidade das fotos em si deixa a desejar, especialmente por se tratar de um telefone top de linha. Agradam os modos de fotografia, como superior, disparo contínuo, panorâmica e aplicação de efeitos, assim como as opções de detecção de sorrisos.
Xperia Z tem fotos regulares (Foto: Reprodução/Phone Arena)

A velocidade do disparador é bem regular e o HDR funciona bem. Ele possui apenas recursos básicos, nada de inovador, e as fotos saem boas em ambientes com iluminação perfeita. Em locais com pouca luz, os resultados não são os melhores. Dependendo das condições climáticas e de iluminação, até mesmo nas fotos em luz do dia a qualidade é apenas regular, sem condições de bater de frente com os melhores modelos do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário