sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Xperia J ou Razr D3?

Xperia J ou Razr D3: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)

O Xperia J e o Razr D3 são smartphones intermediários, que aliam desempenho razoável e preço mais em conta, quando comparados com os atuais tops de linha. Colocamos os aparelhos frente a frente para ajudá-lo a descobrir qual deles é o celular ideal para você.

Dimensões e Display: Empate

O Xperia J é mais “parrudo” do que o Razr D3. Ambos têm tela de quatro polegadas, mas o design do produto da Sony faz com que ele seja mais alto do que o Motorola, medindo 124,3 x 61 x 9,2 mm contra 119,3 x 59,8 x 9,8 mm do rival que, portanto, é mais grosso. Na balança, pouca diferença, mas o Motorola leva vantagem: 120 g contra 130 g.

Ou seja, um é mais alto e fino e outro mais leve e grosso. Portanto, é empate técnico nas dimensões. Na tela, acontece a mesmíssima coisa. Ambos os aparelhos têm resolução de 480 x 854 pixels, o que gera aproximadamente 245 ppi.

Desempenho: Razr D3

O Motorola Razr D3 tem processador Intel dual-core de 1,2 GHz, enquanto o Xperia J possui um chipset Qualcomm, de somente um núcleo, com 1 GHz. Em memória RAM, novamente o Motorola se sai melhor, com 1 GB contra 512 MB do Sony. Na bateria, a mesma coisa: 2.000 mAh contra 1.740 mAh. Eles só se equiparam em espaço de armazenamento, 4 GB.

Menu de aplicativo do Razr D3; destaque para a ROM Android da Motorola (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Câmeras: Razr D3

Em termos de fotografia, vídeo e chamadas por vídeo, o Razr D3 também leva vantagem sobre o Xperia J. Suas duas câmeras são mais potentes do que as do rival, com 8 megapixels e 1,2 megapixel, contra 5 megapixels e 0,3 megapixel. A única vantagem do Xperia é o fato de ele ter estabilizador de imagem digital, mas o Razr D3 “contra-ataca” com recurso HDR. Na gravação dos vídeos, resolução de 640 x 480 pixels para o J e HD 720p para o Razr - vitória clara para a Motorola.

Sistema operacional: Empate

O Razr D3 leva uma pequena vantagem por sair de fábrica com o Android 4.1 (Jelly Bean), já que o Xperia J chega com o 4.0 (Ice Cream Sandwich). A Sony, no entanto, já liberou uma atualização para o Jelly Bean em seu aparelho. Portanto, este não deve ser um fator decisivo para a compra.

Conectividades: Razr D3

Uma diferença básica dá a vantagem ao Razr D3: dual-chip. O aparelho tem capacidade para dois chips de operadoras, que é um recurso muito popular no Brasil. De resto, ambos têm 3G, Wi-Fi, Bluetooth, acelerômetro, sensor de proximidade e bússola, além de slot para cartões microSD de até 32 GB e portas microSD. Porém, o Razr D3 tem outra vantagem bem interessante: NFC.

Sony Xperia J (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Preço e disponibilidade: Razr D3

Não há grande diferença de preço entre os produtos: ambos estão na faixa dos R$ 700. No entanto, o Xperia J é mais difícil de encontrar. Ele não está disponível em boa parte das grandes lojas online do Brasil, mas é possível adquiri-lo em sites especializados. Por isso, o D3 leva vantagem neste quesito.

Conclusão: Razr D3

Não há como negar que há um vencedor claro nesta disputa: o Motorola Razr D3. O aparelho possui mais funcionalidades, hardware mais avançado e um preço bem semelhante ao de seu rival. Se for investir em um deles, a melhor opção parece ser o smartphone da Motorola.

O processador é mais poderoso, as câmeras são melhores e ele tem NFC e dual-chip de diferenciais em conectividade. Talvez um outro modelo da linha Xperia possa fazer frente, sendo até melhor que o D3, mas não é o caso do J.
Tabela comparativa entre Xperia J e Razr D3 (Foto: Arte/TechTudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário