sábado, 10 de agosto de 2013

Vírus no Android rouba contas em apps de bancos; saiba como evitar


Um novo arquivo malicioso está infectando telefones com o sistema operacional móvel Android para roubar dados bancários. Criado na Rússia, o Trojan-SMS.AndroidOS.Svpeng. consegue interagir com serviços de bancos via SMS e roubar dados como o registros de chamadas, código IMEI, mensagens enviadas e recebidos e IDs de rede, facilitando a interação remota de cibercriminosos com aparelhos desprotegidos.
Mantenha seu Android sempre protegido.
A tecnologia é usada pelos hackers para verificar se há uma conta de banco atrelada ao dispositivo. Caso a resposta seja afirmativa, eles tentam invadir os aparelhos e usam os dados para autenticarem comunicações com o banco. De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança online responsável pela descoberta do novo malware, ele ainda não chegou ao Brasil, mas é preciso tomar cuidado.
“É natural que apareçam códigos maliciosos que tentem roubar usuários desses serviços. No momento temos registrado no país somente ataques de pragas que enviam SMS para números premium, porém é uma questão de tempo até que pragas mais avançadas como essa passem a ser usadas por aqui”, afirma o analista de malware da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.
saiba mais

Para propagar o Trojan, os hackers usam o truque típico que infecta páginas legítimas e redireciona os usuários a sites maliciosos oferecendo supostas “atualizações do Flash Player”. De acordo com a própria Kaspersky, é possível realizar alguns passos básicos de segurança para evitar este e qualquer arquivo malicioso. São eles:

- Não permitir instalação de fontes desconhecidas no Android;
- Usar sempre o Google Play, e não lojas de terceiros;
- Verificar as permissões que cada app exige (e também sua reputação no Google Play);
- Ter um antivírus instalado e ativo no smartphone.

Seguindo estes passos, o usuário terá um telefone bem mais protegido dos cibercriminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário